sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

8 de Janeiro - Nem Jesus resistiu (obrigado Rafael)

Naquele tempo, Jesus subiu ao monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem. Depois, tomando a palavra, ensinou-os, dizendo:

- Em verdade vos digo, bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles...

Pedro interrompeu: - Temos que aprender isso de cor?

André disse: - Temos que copiá-lo para o papiro?

Simão perguntou: - Vamos ter teste sobre isso?

Tiago, o Menor queixou-se: - O Tiago, o Maior está sentado à minha frente, não vejo nada!

Tiago, o Maior gritou: - Cala-te queixinhas!

Filipe lamentou-se: - Esqueci-me do papiro-diário.

Bartolomeu quis saber: - Temos de tirar apontamentos?

João levantou a mão: - Posso ir à casa de banho?

Judas Iscariotes, que era mesmo malvado, com retenção repetida e vindo de outro Mestre, exclamou: - Para que é que serve isto tudo?

Tomé inquietou-se: - Há fórmulas? Vamos resolver problemas?

Judas Tadeu reclamou: - Podemos ao menos usar o ábaco ?

Mateus queixou-se: - Eu não entendi nada... ninguém entendeu nada!

Um dos fariseus presentes, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem ensinado nada, tomou a palavra e dirigiu-se a Ele, dizendo a Jesus:
- Onde está a tua planificação? Qual é a nomenclatura do teu plano de aula nesta intervenção didáctica mediatizada? E a avaliação diagnóstica? E a avaliação institucional? Quais são as tuas expectativas de sucesso? Tens a abordagem da área em forma globalizada, de modo a permitir o acesso à significação dos contextos, tendo em conta a bipolaridade da transmissão? Quais são as tuas estratégias conducentes à recuperação dos conhecimentos prévios? Respondem estes aos interesses e necessidades do grupo de modo a assegurar a significatividade do processo de ensino-aprendizagem? Incluíste actividades integradoras com fundamento epistemológico produtivo? E os espaços alternativos das problemáticas curriculares gerais? Propiciaste espaços de encontro para a coordenação de acções transversais e longitudinais que fomentem os vínculos operativos e cooperativos das áreas concomitantes? Quais são os conteúdos conceptuais, processuais e atitudinais que respondem aos fundamentos lógico, praxeológico e metodológico constituídos pelos núcleos generativos disciplinares, transdisciplinares, interdisciplinares e metadisciplinares?

Caifás, o pior de todos os fariseus, disse a Jesus:
- Quero ver as avaliações do primeiro, segundo e terceiro períodos e reservo-me o direito de, no final, aumentar as notas dos teus discípulos, para que ao Rei não lhe falhem as previsões de um ensino de qualidade e não se lhe estraguem as estatísticas do sucesso. Serás notificado em devido tempo pela via mais adequada. E vê lá se reprovas alguém! Lembra-te que aindas és contratado e que não há quadros de nomeação definitiva!

... E Jesus pediu a reforma antecipada aos trinta e três anos...

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